Livraria

Biblioteca Farol ATT

Conscientes da importância da componente educacional no tratamento da toxicodependência e do alcoolismo, conta-se entre os nossos objetivos a edição e divulgação de literatura de recuperação. O início desta atividade teve lugar em 1994 com o lançamento de “Se Realmente Gostasses de mim…”, seguindo-se o “Largar as Drogas”, da autoria de J.&J. Ditzler, livros que tiveram o patrocínio do Projeto Vida.

A ATT obteve igualmente o exclusivo para Portugal da tradução e publicação dos materiais da Hazelden Foundation, que constituem uma ferramenta fundamental na aplicação do método de tratamento segundo o Modelo Minnesota. Em 1995 foram publicados 12 títulos; os três primeiros passos, diversos ensaios e cadernos da coleção “Terapia Racional Emotiva” e duas brochuras/ caderno de grande formato, sendo uma delas dirigida à prevenção da recaída. Em 1996 editámos mais três títulos em pequeno formato “O que é a Espiritualidade?”, “Negação” e “Pensamento Destrutivo”, bem como o livro “A Personalidade Aditiva” da autoria de Craig Nakken: esta obra é dirigida aos técnicos, aos aditos e ao público em geral e com ela o autor contribui para a caracterização da doença da adição abordando-a como processo e identificando os fatores comuns a todas as adições. No nosso programa editorial de 1997 inscrevemos mais uma série de materiais educacionais destinados aos utentes dos centros de tratamento e aditos em recuperação em geral: “Grandiosidade”, “A Dependência Química: Uma Doença aceitável”, “Saber Comunicar”, “Tomar Decisões”, “O Luto: Um Processo de Cura”, “Livres para Amar” e “Falsas Crenças sobre a Recaída”.

 

 

Aprender a lidar com a Raiva de uma forma saudável, sem fazer mal a nós próprios e aos outros, é uma parte importante da vida quotidiana.
 Se estivermos a recuperar de problemas de álcool e drogas ou, de problemas emocionais, podemos correr o risco de uma recorrência desses problemas se não aprendermos a controlar o nosso sentimento de Raiva.Colecção 
”A Terapia Racional-Emotiva”

Iniciada em 1955 por Albert Ellis, Ph.D., a Terapia Racional-Emotiva lida com os problemas psicológicos através de uma abordagem educativa, aplicando técnicas atualmente utilizadas por uma vasta gama de clínicos e terapeutas. A Terapia Racional-Emotiva encoraja-nos a identificar, discutir, desafiar e mudar crenças irracionais.

 Esta coleção da Hazelden está dirigida a problemas comuns: a raiva, a vergonha, a depressão, a ansiedade e o perfeccionismo. Estes materiais adaptam-se a uma larga gama de estilos de aprendizagem, modelos terapêuticos e calendários. 

Nesta edição da ATT a cada tópico corresponde uma brochura (abordagem cognitiva) e um caderno (abordagem comportamental) as quais, embora sejam complementares, podem ser adquiridos separadamente.

• A Raiva, e respectivo caderno de exercícios

• A Vergonha, e respectivo caderno de exercícios

• Perfeccionismo, e respectivo caderno de exercícios

 

A Personalidade Aditiva
Craig Nakken

Alcoólicos e aditos não são as únicas vítimas da adição. Há dezenas de milhares de pessoas que são aditas ao jogo ou ao sexo, trabalham, comem ou gastam compulsivamente e as quais podem nunca ter usado substâncias químicas alteradoras do humor como parte dos seus rituais para apanhar uma “pedra”.
O isolamento emocional, a vergonha e o desespero das suas vidas, no entanto, são testemunhas do poder da adição. A Personalidade Adictiva: Raízes, Rituais e Recuperação aborda a profundidade e a dimensão da adição ao longo da sua relação com o indivíduo. Indo para além da definição que limita a adição ao âmbito do álcool e outras drogas, Craig Nakken, um especialista em dependência química descobre os denominadores comuns a todas as adições, e como, ao longo do tempo, se desenvolve a personalidade aditiva.

A Personalidade Adictiva, examina como começam as adições, como a nossa sociedade empurra as pessoas para a adição e o que acontece dentro da pessoa que se torna adita. Se você é uma das milhares de pessoas aditas a qualquer coisa, este novo grande livro vai substanciar a sua luta e dar legitimidade ao seu sofrimento. Mais importante ainda: mostra qual pode ser o caminho para a recuperação.

 

Largar As Drogas
James & Joyce Ditzler

Um autêntico MANUAL que pode ser útil em várias direções:

• Às famílias, aos amigos e aos empregadores do toxicodependente, ensinando qual é a melhor forma de o ajudar a entrar em recuperação.
• Ao toxicodependente, ajudando-o a confrontar-se consigo próprio e indicando a onde e como pode pedir ajuda – como pode parar e ficar limpo, e o que deve fazer para se manter limpo.
• Aos técnicos – clínicos, educadores e assistentes sociais – ajudando a formular um diagnóstico e descrevendo um método ou processo de tratamento.

Subjacente a uma enorme quantidade de informação, a mensagem deste livro é clara: a adicção é uma doença, mas uma doença tratável e da qual é possível recuperar.

 

 

Se Realmente Gostasses De Mim
Joyce & James Ditzler

Um livro essencialmente dirigido às famílias. Os autores relatam-nos aqui numerosos casos que demonstram ser o «amor firme» a atitude mais correta perante o problema da toxicodependência. O «amor firme» é a forma mais eficaz de amar o toxicodependente e, por outro lado, a única maneira de garantir a estabilidade das pessoas que o rodeiam. Pode ser este o caminho para a recuperação mas, facto ainda mais importante, o «amor firme» é uma atitude a adoptar pelos elementos da família com o objetivo de não serem também eles destruídos por aquilo que destrói o adito.

 

 

PASSO 1 A Base Da Recuperação


PASSO 2 Vivemos a Acreditar


PASSO 3 Tomar uma decisão

Materiais educacionais de Hazelden. Para uma melhor compreensão dos passos, através de uma linguagem clara e direta.

A vida é maior do que qualquer um de nós.

As palavras impotência e perda de domínio mencionadas no Passo 1, são palavras grandes que apontam para um facto simples: quando algum de nós usa álcool ou drogas a vida descontrola-se. O propósito é ajudar-nos a aprender novas maneiras de pensar, sentir e agir.

 

 

 

Voltar De Uma Recaída
Sherry Schultz

Uma recaída no uso ativo de químicos pode ser desmoralizante para uma pessoa em recuperação. Como é que pode reconstruir o que se desmoronou e ganhar novo ímpeto para entrar em recuperação outra vez? Este caderno ajuda a compreender o que é que correu mal e como voltar ao bom caminho. Ajudará a estabelecer o plano pessoal de prevenção de recaída de forma a não continuar a repetir os mesmos comportamentos autodestrutivos.

 

 

Acabar Com Ressentimentos
Ronald e Patricia Potter-Efron

Este caderno foi concebido com a finalidade de ajudar a identificar e a acabar com os ressentimentos. Ele explica como a raiva de um simples incidente se pode transformar num amargo ressentimento. Os exercícios incluídos pedem ao leitor que lide com os seus ressentimentos para ver como estes afetam a sua vida. Finalmente, os exercícios sobre o perdão levam, através das fases necessárias à reconciliação – se não com os outros, então pelo menos consigo mesmo.

 

 

   

Tomar Decisões
Hazelden

As decisões que se tomam podem ter o poder de mudar as nossas vidas. Mas como fazer escolhas positivas? Este caderno fornece métodos úteis na identificação das necessidades e prioridades, avaliação das opções e tomada de decisões baseadas na realidade e não na fantasia.

 

Livres Para Amar
T. William, MA
Harold A. S

Os membros da família do toxicodependente são muitas vezes apanhados nas malhas da adição.

Eles próprios podem muitas vezes desenvolver um conjunto de comportamentos que desresponsabilizam o adito e o impedem de ter sucesso na sua recuperação. Pois se o adito é bem sucedido, os complicados esquemas dos membros da família deixam de fazer sentido – e estes podem ficar agarrados aos velhos padrões apesar da vontade que têm de se libertar deles. Esta brochura foi concebida par ajudar a libertarem-se eles próprios, tornando-se livres para amar.

 

 

 

Saber Comunicar
Richard S.

Aprender a dizer às outras pessoas como nos sentimos e o que pensamos é especialmente importante para as pessoas em recuperação. Tão importante como aprender a ouvir com respeito as ideias e sentimentos dos outros. Esta brochura resume algumas das técnicas básicas necessárias a uma frutuosa comunicação recíproca.

 

 

 

A Dependência Química: Uma Doença Aceitável
Saul S.

O sentimento de que é mau, imoral e sem valor, existe poderosamente na mente de muitos dos que estão a tentar lidar com a sua dependência química. Para aqueles que têm dificuldade em aceitar o seu problema, o autor, conselheiro na Hazelden, lança luz em tópicos importantes a fim de ajudar o toxicodependente a adotar uma atitude de autocompreensão e auto-aceitação.

 

 

 

 

 

O Luto – Um Processo De Cura
Peter C. McDonald

Destina-se a qualquer um que tenha sofrido perdas como resultado da dependência química ou de codependência. Como o autor indica, em ambos os casos a perda tem quase sempre lugar, e o luto é a sua consequência natural.

Esta brochura é particularmente útil quando lida em conjunção com os trabalhos do Primeiro Passo pois é então que as perdas começam a tornar-se aparentes.

 

 

 

 

Rei Bebé
Tom Cunningham

A Grandiosidade é uma característica de muitos toxicodependentes. Esta brochura explora a sua natureza, as suas causas, outros defeitos de caráter e sentimentos negativos com ela associados, e formas de ajudar a pessoa grandiosa a recuperar uma personalidade equilibrada.

 

 

 

 

Negação
Melody Beattie

A autora, que conta vários best-sellers, descreve a negação e o seu papel nas várias fases do processo de aceitação. Para além da sua opinião, cita a de vários especialistas bem como incidente e exemplos de como outras pessoas lidaram e resolveram problemas específicos.

 

 

 

O Que É Espirtualidade?
Paul Bjorkland

Será que a espiritualidade se refere só a Deus e à religião, ou terá um significado mais lato? Será a dependência química uma expressão destrutiva da nossa natureza espiritual? Este folheto explora as relações com as pessoas e situações, e analisa a diferença entre Religião e Espiritualidade no contexto dos programas de 12 passos.

 

 

Pensamento Destrutivo
Gayle Roselini

Esta brochura refere-se ao pensamento característico que normalmente conduz uma pessoa em recuperação ao caminho da recaída. Algumas atitudes específicas são descritas em detalhe, com questionários que ajudam os leitores a avaliarem as suas próprias tendências em relação a estas atitudes e são sugeridas soluções práticas e funcionais.

 

 

 

Falsas Crenças Sobre A Recaída

Recaída não significa forçosamente que o adito falhou – mas sim que tropeçou e que tem mais para aprender. Esta brochura examina falsas crenças que se têm sobre a recaída e oferece àqueles que recaem encorajamento e apoio quando uma recaída tem lugar.

“Aqui deram-me novamente a vontade de fazer, acreditar, desafiar-me e começar a pensar que seria possível voltar a conseguir dar-me com a família, ter amigos e sentir-me nem mais nem menos que as outras pessoas. Resta-me agradecer ao Farol por tudo, não só pela ajuda que me deu, mas a que deu e continua a dar ao adito que sofre e às suas famílias.”

Uma vida recuperada no Farol 05/09/2017

Parceiros